Bem-vindos à Arfoc-RN!                                                                                                                                                                                            

 

A ARFOC é uma associação profissional e cultural destituída de caráter político-partidário e sem fins lucrativos, conforme o decreto nº 1229 de 09/10/1962. Seu objetivo é incentivar, aperfeiçoar, valorizar e defender a profissão e os fotojornalistas e a aplicação da imagem ao jornalismo. Todo repórter fotográfico ou cinematográfico pode se associar.

 A ARFOC também organiza exposições, seminários e congressos e oferece convênios, credenciamento de associados e orientação sobre direito autoral.

 

Novo sistema de credenciamento das séries do Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o sistema para credenciamento da imprensa para os jogos das séries do Campeonato Brasileiro já está disponível. Para credenciamento no gramado, o pedido deverá ser feito diretamente para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enquanto as credenciais para as cabines devem ser solicitadas para a Federação local.

 

O email para a CPF:  https://www.cbf.com.br/a-cbf/institucional/contato  deve conter as seguintes informações:

 

Veículo de Comunicação:

 

Cidade/Estado:

 

Nome Completo do Profissional:

 

CPF:

 

Data de Nascimento:

 

Função do Credenciado:

 

E-mail para Contato:

 

Telefone Celular:

 

Partida Solicitada:

 

Confira as recomendações para solicitar seu credenciamento e para o trabalho nos estádios:

 

- As equipes deverão ser credenciadas através de Pessoa Jurídica e não Pessoa Física.

 

- O veículo responsável identificará os profissionais credenciados por qualquer documento oficial com foto na lista de credenciados.

 

- Os clubes deverão encaminhar lista com o staff que trabalhará nas partidas para os mesmos e-mails. Enviada na primeira rodada, a lista valerá para toda a competição, não precisando realizar o novo credenciamento a cada rodada.

 

- Terão acesso ao gramado seis profissionais de clubes (três de cada clube, sendo um fotógrafo, um cinegrafista e um repórter de rádio); 30 repórteres de rádio; 30 fotógrafos; 48 profissionais que trabalharão nas transmissões de televisão.

 

- Obrigatório o uso de coletes que serão entregues pelo Supervisor de Imprensa designado pela FNF.

 

- Uso de camisas com manga, calça e calçado fechado.

 

- Proibido o uso de apelos comerciais.

 

- Proibido fumar no gramado.

 

- Proibida a captação de imagens por radialistas ou fotógrafos com celulares ou câmeras portáteis.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIES A - B - C – CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
 

A CBF apresentou o Seminário de Operações dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C e estabeleceu as normas para efeito de credenciamento dos cronistas esportivos e fotógrafos e cinegrafistas.

O credenciamento para estes locais deve ser feito pelas Associações de Cronistas Esportivos, profississionais free lancer, empresas cadastradas em combinação com os clubes donos dos estádios ou mandantes dos jogos.
Credenciamento para trabalho no entorno do gramado, zona mista, sala de coletiva.

O processo de credenciamento para o trabalho de campo deve ser feito, exclusivamente, através do site da CBF – sistema web – através do link:
https://credencial.cbf.com.br/competicoes

A solicitação para acesso ao campo deve ser feito pelo veículo e não pela pessoa física. Para isso, é preciso credenciar, no sistema da CBF, primeiro o veículo e depois os profissionais que irão trabalhar.
Informações que devem ser dadas sobre o veículo: Razão Social, CNPJ, Endereço completo, e Responsável.
Informações sobre o profissional: Nome Completo, CPF, Função, Nome da Associação de Classe a que pertence, com número de inscrição, E-mail e Celular.
Os quantitativos são os mesmos: No máximo de 30 repórteres de campo (até dois por emissora de rádio) e 30 fotógrafos, obrigando-se a usar os coletes padronizados pela CBF e ocupar os lugares a eles destinados.

Credenciamento para Tribuna de Imprensa e Cabines de Rádio e TV
O Credenciamento para Tribunas de Imprensa e Cabines de Rádio é feito diretamente com as associações de cronistas esportivos, estaduais e nacionais, em combinação com os clubes que são proprietários dos estádios e com os consórcios administradores das arenas esportivas.
De acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF, no Capítulo II, artigo 6º, itens VII e VIII e parágrafo segundo, que diz:
§2º – O acesso ao estádio é livre para profissionais de imprensa devidamente credenciados pela respectiva associação de classe, sendo a permanência no entorno do gramado disciplinada pela DCO.
Procedimentos e particularidades.
Cada estádio ou arena e cada Estado que recebe os jogos do Brasileirão tem suas particularidades, que deverão ser observadas.

No Rio Grande do Norte basta apresentação da CREDENCIAL ACERN do ano vigente para acesso aos estádios. Os cronistas de outros estados devem apresentar a carteira ABRACE ou ACEB do ano vigente.
As rádios web e comunitárias serão examinadas caso a caso. Mas só serão reconhecidas com CNPJ, atividade constante e com profissionais com registro profissional (MTB ou DRT). Cabendo a ACERN regulamentar o número de profissionais que serão credenciados.

ESCLARECIMENTOS:

01. Solicitamos da CBF estudo para que a colocação das grades de proteção na saída dos jogadores do gramado, seja feita de forma a não prejudicar tanto o trabalho dos repórteres.
02. ESTACIONAMENTO – 
A gestão destes espaços é feita diretamente pelas operadoras dos estádios. Eles que cadastraram e distribuíram os crachás de autorização das vagas para as empresas (capital e interior) que cobrem o futebol de forma constante, ou seja, todos os jogos.
 

Sobre ESTACIONAMENTO repetimos a informação: Já tentamos encontrar alguma solução em todas as esferas (Operadoras, governo, órgãos diversos e autoridades) Propomos até fechamento de rua para servir como estacionamento. O problema sempre esbarra em situações da lei ou outros.
04. Mais uma vez solicitamos a colaboração de todos para os seguintes assuntos:
a) Lembrar que é PROIBIDO FUMAR dentro da área da tribuna de mídia ou entorno do gramado.
b) Evitar manifestação como torcedor dentro das nossas áreas de trabalho.
c) Não é permitido o acesso em nossa área de trabalho com qualquer tipo de roupa ou calçado com marca de times de futebol ou outros clubes esportivos.
d) A ocupação das bancadas deve ser feita de comum acordo entre todos, sempre com preferencia de ocupação para quem está transmitindo ao vivo.
e) A empresa que tem cabine (Independência) deve ocupar apenas este espaço para seus profissionais e equipamentos, deixando a bancada para outros profissionais.
f) Solicitamos especial atenção do pessoal da área técnica no sentido de não deixar malas, cabos e equipamentos nas áreas de circulação.
Solicitamos ainda que todos os associados usem sempre a CREDENCIAL  de forma bem visível dentro dos estádios. É o único documento oficial e legal (Lei Federal 12.395) para acesso e circulação em nossas áreas de trabalho.

Contato

Associação dos Reporteres Fotograficos e Cinemtograficos do Rio Grande do Norte - ARFOC - é uma entidade sem fins lucrativos que visa reunir os profissionais da imagem na proteção de seus direitos no desempenho das funções jornalisticas.

arfocrn@gmail.com

Caixa Postal 2708
Natal
59020-970

Contato: Elias Medeiros (Presidente) - (84) 98810 5885

Pesquisar no site

Contate-nos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode